15 Março 2024

Estudo Prévio para a extensão da ciclovia de Coimbra à Solum está em consulta pública até 5 de abril

Estudo Prévio para a extensão da ciclovia de Coimbra à Solum está em consulta pública até 5 de abril

Está a decorrer, até ao dia 5 de abril, o procedimento de consulta pública do Estudo Prévio para a extensão da ciclovia de Coimbra à Solum, Eixo Alto de S. João/Cidral, na sequência da deliberação da reunião de Câmara de dia 5 de fevereiro passado. Recorde-se que este sábado, dia 16 de março, das 9h30 às 13h00, a EB 2/3 Alice Gouveia vai acolher precisamente uma sessão pública de apresentação do Plano Ciclável de Coimbra. O estudo prévio da “Extensão da ciclovia de Coimbra à Solum – Eixo Alto de S. João/Cidral” e a Rede de Vias Cicláveis são dois dos assunto que vão estar em cima da mesa. A iniciativa conta com a presença da vereadora da Mobilidade da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos.

O processo estará disponível para consulta no sítio do Município na internet, aqui. Os interessados em participar no procedimento de consulta pública podem apresentar, por escrito, sugestões, reclamações ou observações, dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal, enviadas para o endereço postal Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra, por correio eletrónico para geral@cm-coimbra.pt ou, ainda, no Atendimento ao Público da Câmara Municipal, no Mercado Municipal D. Pedro V ou na Loja do Cidadão.

 

No sábado, o tema vai estar em debate. A iniciativa, que conta com a colaboração do movimento Coimbr’a Pedal (www.coimbrapedal.pt), visa a promoção do envolvimento de todos no Plano Ciclável de Coimbra. A reunião é aberta, sem limite de participações, e pretende proporcionar o convívio e a troca de experiências entre comercializadores e utilizadores de bicicletas, bem como o esclarecimento de dúvidas e demonstrações. A Câmara Municipal lançou, ainda, um apelo a todos os representantes deste setor do concelho para estarem presentes e apresentarem os seus veículos, possibilitando a sua experimentação por parte dos participantes.

 

Recorde-se que o executivo municipal aprovou, na sua reunião de 5 de fevereiro, uma proposta para o Plano Ciclável de Coimbra, com a criação de 209 quilómetros de novas ciclovias em continuidade com a rede atual, que tem 26 quilómetros e que se encontra, atualmente, em fase de discussão pública. Este plano encontra-se alinhado com a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, sendo intenção da autarquia promover comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

 

Importa, ainda, referir que, na mesma reunião, foi votado o estudo prévio para a “Extensão da ciclovia de Coimbra à Solum – Eixo Alto de S. João/Cidral”, identificado no Plano Ciclável de Coimbra como prioritário. Com esta extensão, pretende intersetar-se a ciclovia do Vale das Flores com a extensão à Solum. A extensão da ciclovia de Coimbra à Solum apresenta-se como um “grande desafio” por ser uma intervenção num tecido urbano consolidado e denso, com grandes volumes de circulação rodoviária e elevada pressão de estacionamento. É, também, uma zona onde a circulação pedonal é intensa, muito devido à grande presença de usos mistos (habitacionais e variados serviços, comércio e educação).

 

Estima-se que custe 2,8 milhões de euros. Este valor é extrapolado, segundo os serviços municipais, da estimativa orçamental do projeto da Estrada da Beira, elaborado em 2018, e dos valores de obra para trabalhos similares, atualmente, em curso, nomeadamente na Estrada de Eiras e as ciclovias da primeira fase.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×