5 Março 2024

Município de Coimbra transfere 468 mil euros para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

Município de Coimbra transfere 468 mil euros para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

O Executivo aprovou, na reunião de 4 de março, a transferência de 468 mil euros para as entidades executoras, no ano de 2024, do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), de acordo com os protocolos estabelecidos. Esta transferência pretende dar resposta às necessidades de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

No quadro da transferência para a Câmara Municipal de Coimbra das competências no domínio da ação social – a 3 de abril de 2023 –, o Município estabeleceu protocolos de cooperação com cinco entidades para levar a cabo o SAAS, designadamente o Centro de Apoio Social de Souselas, a Cáritas Diocesana de Coimbra – através do Centro Comunitário São José e do Centro Comunitário de Inserção -, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra e o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz.

 

Na reunião de Câmara, o Executivo aprovou as transferências financeiras para este ano. Segundo a proposta, o Centro de Apoio Social de Souselas vai receber 52 mil euros; a Cáritas Diocesana de Coimbra – Centro Comunitário São José recebe 104 mil euros e Centro Comunitário de Inserção recebe 104 mil euros; a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra vai receber 130 mil euros; e o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz (com três técnicos) recebe 78 mil euros. Os pagamentos, que totalizam a verba de 468 mil euros, serão efetuados em tranches mensais.

 

De referir, ainda, que estas entidades têm áreas de atuação que, no caso do Centro de Apoio Social de Souselas, abrange as freguesias de Antuzede e Vil de Matos, Trouxemil e Torre de Vilela, Souselas e Botão e Brasfemes. A Cáritas Diocesana de Coimbra – Centro Comunitário S. José atua na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra em Santo António dos Olivais, sendo que a Cáritas Diocesana de Coimbra – Centro Comunitário de Inserção atua na área da Sé Nova, Almedina, São Bartolomeu da União de Freguesias de Coimbra e, por último, o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz atua na área correspondente a Santa Cruz da União de Freguesias de Coimbra.

 

Recorde-se que, em Coimbra, a 31 de dezembro de 2023 encontravam-se ativos 1.294 processos de Ação Social, o que corresponde ao acompanhamento de 2.481 beneficiários, e 1.412 de Rendimento Social de Inserção, que se traduzem em 2.399 pessoas a beneficiar desta prestação. Estes são alguns dos dados do relatório de avaliação do ano passado do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) que, foi apresentado, para conhecimento, na reunião do Executivo de 5 de fevereiro.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×