12 Abril 2024

Comunidade escolar reunida no Salão Nobre do Município contra os maus-tratos a crianças e jovens

Comunidade escolar reunida no Salão Nobre do Município contra os maus-tratos a crianças e jovens

O Município de Coimbra associa-se às ações de alerta no mês de prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens e oferece a todos os alunos dos diferentes ciclos de ensino, abrangendo o ensino publico e privado do concelho, as pulseiras “Maus-Tratos a Crianças e Jovens: Silêncio? Não!!!”, uma iniciativa levada a cabo pelo Grupo Laço Azul. A autarquia assinalou, ainda, esta temática, com a realização hoje, dia 12 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal, de uma cerimónia com a presença dos diretores dos estabelecimentos escolares, professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e responsáveis pelo Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde e do Serviço de Psicologia e Orientação, onde foram entregues 17.800 pulseiras.

A comunidade escolar reuniu-se hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho para assinalar o mês de prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens. No âmbito desta ação, a CM de Coimbra apoia, também, a iniciativa do Grupo Laço Azul, enquadrada na 14ª Campanha de Prevenção, e ofereceu a todos os alunos dos diferentes ciclos de ensino, abrangendo o ensino publico e privado, as pulseiras “Maus-Tratos a Crianças e Jovens: Silêncio? Não!!!”.

 

A sessão arrancou com o enquadramento da Campanha pela representante do Grupo Laço Azul, Filomena Freitas, e contou com a intervenção da vereadora Ana Cortez Vaz, que salientou o facto de este ano o Município envolver, pela primeira vez, todos os estabelecimentos escolares do concelho, públicos e privados.

 

A Campanha” Laço Azul” iniciou-se em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando os episódios de maus-tratos à sua neta.

 

Cientes da importância de agitar consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção, um conjunto de instituições de Coimbra uniu esforços e, durante o mês de abril, dinamiza ações de alerta para a problemática dos maus-tratos na infância e divulgação de estratégias potenciadoras do bom trato e do respeito pela dignidade e direitos das crianças e jovens.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×