23 Abril 2024

“Dentro de ti, ó cidade” decorre no dia 25 de Abril junto à casa de Zeca Afonso

“Dentro de ti, ó cidade” decorre no dia 25 de Abril junto à casa de Zeca Afonso

A canção “Grândola Vila Morena” volta a ser senha, 50 anos depois, no próximo dia 25 de abril. Às 00h20, precisamente à mesma hora em que, em 1974, passou no programa “Limite”, na Rádio Renascença, confirmando a revolução, a canção de Zeca Afonso vai ser, agora, sinal para o início da iniciativa “Dentro de ti, ó cidade”. Esta é uma ação artística de intervenção urbana, coordenada por Aglaize Damasceno, que vai decorrer na Sé Velha, junto à casa onde viveu Zeca Afonso, na madrugada esperada e depois, a partir das 10h00, ao longo do dia.

“Dentro de ti, ó cidade”, verso do poema-canção “Grândola Vila Morena”, da autoria de Zeca Afonso, de 1971, dá agora título a esta ação artística de poesia visual e intervenção, concebida e coordenada por Aglaíze Damasceno, que quer dar expressão a artistas e não artistas, que queiram participar através da poesia visual e da palavra, simultaneamente poética, plástica e política.

 

Para além de Aglaíze Damasceno, artista multidisciplinar e doutoranda no Colégio das Artes/Universidade de Coimbra, vão participar em “Dentro de ti, ó cidade” Cristiana Nogueira, Jorge Cabrera, Rosana Ricalde e Vítor Malva. Vão ser apresentados poemas visuais, realizados com o suporte da linguagem verbal e não-verbal, explorando a poética das palavras e/ou imagens, em formatos diversos. O local não poderia ser outro: em comunhão com o espaço habitado por Zeca Afonso, no Largo da Sé Velha. A cor: vermelha.

 

“Dentro de ti, ó cidade” é uma realização da Comissão dos 50 anos do 25 de Abril da Câmara Municipal de Coimbra e do Ateneu de Coimbra. É parte integrante do programa “Abril por Dizer”, mote das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Câmara Municipal de Coimbra.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×