16 Abril 2024

Rede Social de Coimbra vai realizar ciclo de ações de sensibilização sobre várias temáticas

Rede Social de Coimbra vai realizar ciclo de ações de sensibilização sobre várias temáticas

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do Grupo de Trabalho Pobreza e Exclusão Social da Rede Social de Coimbra, vai realizar seis ações de sensibilização, de frequência gratuita, destinadas aos utentes das entidades parceiras, munícipes acompanhados pelas equipas do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Câmara Municipal, agregados familiares beneficiários de habitação social e população em geral, sobre gestão de equipamentos domésticos, habitação saudável/higiene e medidas de apoio, técnicas de procura de emprego, planeamento e gestão do orçamento familiar e saúde. A primeira sessão, sobre habitação, decorre no dia 26 de abril e as inscrições decorrem até ao dia 22.

Organizada pelo Grupo de Trabalho Pobreza e Exclusão Social da Rede Social de Coimbra, a primeira sessão é sobre “Habitação Saudável/Higiene”, com a duração de quatro horas, com lugar no Centro Comunitário de Inserção (CCI) da Cáritas Diocesana de Coimbra (Rua Direita nº 101 – Baixa de Coimbra), das 9h00 às 13h00. As inscrições são limitadas a 20 pessoas, estando a decorrer até ao dia 22 de abril.

 

Para esta ação, como para as restantes seis, as inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas junto dos técnicos de acompanhamento (SAAS/RSI) ou na Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, no antigo edifício da PSP, no 2º andar. De referir, ainda, que as sessões de sensibilização “Desenvolvimento Pessoal e Técnicas de Procura de Emprego” e “Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar” são promovidas e certificadas pelo IEFP e são dirigidas a utentes com idade igual ou superior a 18 anos, podendo ser admitidos todos os níveis de qualificação escolar e de apoios sociais.

 

A segunda sessão vai ser sobre “Gestão de Equipamentos Domésticos” e terá lugar a 10 de maio, no Centro Comunitário de Inserção (CCI), das 9h00 às 13h00.  Tem, também, duração de quatro horas. As inscrições, limitadas a 20 pessoas, podem ser feitas até 23 de abril. “Habitação – Medidas de Apoio” é o tema da terceira sessão, desta vez com duração de uma hora, das 15h00 às 16h00, e vai realizar-se a 10 e a 17 de maio, no CCI. Os interessados podem inscrever-se até 29 de abril para a primeira data e até 10 de maio para a segunda, sendo que as sessões têm um limite de presenças de 20 a 25 pessoas. Nesta sessão, vai falar-se dos diversos tipos de apoio disponíveis para a habitação: 1º Direito; Chave na Mão; Arrendamento acessível; Porta de Entrada; Porta 65 Jovem; Porta 65+; Apoio extraordinário à renda.

 

A quarta sessão, que vai decorrer de 23 a 31 de maio e de 3 a 11 de junho, vai abordar o “Desenvolvimento Pessoal e Técnicas de Procura de Emprego”. Com a duração de 25 horas, em cada semana, vai ler lugar no CCI, na Baixa, das 9h00 às 13h00, e é limitada a 15 pessoas. A data-limite das inscrições é 14 de maio para a primeira semana e 21 de maio para a segunda.  Promovida, também, pelo IEFP, vai realizar-se no CCI a ação sobre “Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar”, de 25 horas, de 13 a 20 de setembro e de 23 a 30 de setembro. As inscrições para a primeira semana terminam a 9 de setembro e para a segunda, a 13. É, igualmente, limitada a 15 pessoas.

 

A última sessão é sobre “Saúde – Apoios e Direitos ao Doente Oncológico” e vai decorrer, a 4 de junho, na Sede do Núcleo Regional Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Rua António José de Almeida N.º 329 – 2.º andar – sala 56), em dois módulos: primeiro, “Sociedade Civil e Cancro: A Liga Portuguesa Contra o Cancro” (das 10h00 às 11h30) e, segundo, “Apoio Social ao Doente Oncológico” (11h30 às 12h30). O prazo limite para as inscrições é 27 de maio e cada módulo comportará o máximo de 30 pessoas. No primeiro módulo, Miguel Pina, da LPCC, vai abordar o “Enquadramento Social │Missão e Objetivos │ Principais Projetos de Intervenção Social” e no segundo vai falar-se sobre a Unidade de Serviço Social.

 

Informações e Inscrições:

 

👉 Ações promovidas pela Cáritas Diocesana de Coimbra 

Habitação: Medidas de Apoio (Ação 01 – 10 de maio | Ação 02 – 17 de maio)

 

👉 Ação promovida pela Inovinter

Habitação Saudável e Higiene (Ação – 26 de abril)

Gestão de equipamentos domésticos (Ação – 10 de maio)

 

👉 Ações promovidas pelo IEFP

Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego (Ação 01 – 23 de maio | Ação 02 – 03 de junho)

Planeamento e gestão do orçamento familiar (Ação 01 – 13 de setembro | Ação 02 – 23 de setembro )

 

👉 Ações promovidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro

Sociedade Civil e Cancro: A Liga Portuguesa Contra o Cancro  (Módulo 01 – 04 de junho)

Apoio Social ao Doente Oncológico​  (Módulo 02 – 04 de junho)

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×