Esta iniciativa surge no seguimento do trabalho desenvolvido pelo Município de Coimbra no domínio da migração, estando identificada a necessidade de aprofundar os conhecimentos dos/as profissionais que atuam nesta área, particularmente no que se refere aos procedimentos, direitos e práticas institucionais relacionados com o acesso à saúde por parte de cidadãos estrangeiros.
A formação será dinamizada pela Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), por Ermelinda Gomes, e tem como principal objetivo reforçar a capacitação técnica dos/as profissionais e agentes locais, proporcionando-lhes informação útil e atualizada sobre os recursos disponíveis, os enquadramentos legais e as respostas institucionais no acesso aos cuidados de saúde por parte da população migrante.
Esta ação é dirigida a técnicos/as e entidades com intervenção direta ou indireta na área da migração, saúde e inclusão social, sendo igualmente relevante para todas as estruturas locais de apoio ao nível das freguesias e uniões de freguesia. A participação na sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, que deverá ser efetuada aqui.