6 Fevereiro 2024

CM de Coimbra inicia procedimento para Regulamento de Centro de Apoio Psicológico e de Saúde Mental

CM de Coimbra inicia procedimento para Regulamento de Centro de Apoio Psicológico e de Saúde Mental

O Executivo Municipal aprovou, na reunião de Câmara de 5 de fevereiro, a abertura do procedimento com vista à elaboração do projeto de Regulamento Centro de Apoio Psicológico e de Saúde Mental do Município de Coimbra, dando-se, assim, início ao procedimento e participação, podendo os interessados, pelo período de 10 dias úteis, apresentar, por escrito, contributos. A criação do Centro de Apoio Psicológico e de Saúde Mental do Município de Coimbra vai permitir a intervenção ao nível psicológico, uma solução necessária e de extrema importância para a comunidade. Com esta proposta, que dá continuidade à implementação do Plano Municipal de Saúde de Coimbra, a Divisão de Saúde (DS) do Município pretende dar o seu contributo para o leque de oferta em saúde mental nacional, cuja resposta ímpar poderá constituir-se como uma solução de intervenção diferenciada focada em pessoas com condições crónicas de saúde.

Segundo a proposta, a criação desta resposta para a comunidade permite a disponibilização de uma ação especializada, diretamente dirigida às necessidades específicas da população, com impacto ao nível da promoção da saúde mental, do aumento da qualidade de vida, na prevenção e no. tratamento da doença mental.

 

Os principais objetivos do Centro de Apoio Psicológico e Saúde Mental são melhorar a informação e a comunicação em saúde no âmbito das condições crónicas de saúde, promover a adesão e o envolvimento dos indivíduos com condições crónicas de saúde no seu próprio tratamento, bem como em todas as fases dos seus processos de acompanhamento, gerir o impacto das condições crónicas de saúde na vida e rotina diárias, reduzir o mal-estar psicológico e combater os problemas de saúde psicológica, potenciar os níveis de bem-estar, satisfação e qualidade de vida, promover o desenvolvimento humano e a saúde nas suas variadas vertentes, desenvolver e/ou despertar competências de regulação emocional e comportamental e introduzir as práticas de autocuidado como fundamentais na prevenção da doença e mal-estar, na promoção autónoma da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

 

Considerando a linha de atuação da DS, bem como as parcerias que esta Unidade Orgânica tem desenvolvido, destaca-se como uma mais-valia a intervenção psicológica junto de cidadãos com condições de saúde e seus familiares.

 

A proposta, depois de aprovada na reunião do executivo municipal, consiste na abertura do procedimento com vista à elaboração do novo regulamento que dá início à participação procedimental, podendo os interessados, pelo período de 10 dias úteis, constituírem-se como tal e apresentar, por escrito, os seus contributos para a modificação do regulamento.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×