6 Março 2024

Instalação de iluminação LED na piscina olímpica baixa consumo e permite transmissão televisiva

Instalação de iluminação LED na piscina olímpica baixa consumo e permite transmissão televisiva

A Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Desporto, procedeu, na semana de 26 de fevereiro a 2 de março, à instalação de um sistema de iluminação de tecnologia LED na nave da piscina de 50 metros do Complexo Olímpico de Piscinas. Dos cerca de 54,6 kWh de consumo do sistema antigo passou-se para, aproximadamente, 14,4 kWh em pico. Esta nova luminária irá, também, permitir a transmissão televisiva, o que só era possível com o aluguer de iluminação artificial.

O sistema é composto por 10 projetores com tecnologia de controlo individual, que permitem parametrizar, numa interface web, o seu funcionamento para vários regimes de potência e horários e receber relatórios de consumos, estado de operacionalidade e períodos de funcionamento, o que permitirá uma utilização mais eficiente e racional da iluminação. A operação foi coordenada e planeada pela Unidade de Gestão Técnica da Divisão de Desporto, o que permitiu baixar, consideravelmente, os custos da operação de substituição e aplicação da nova luminária. Esta nova luminária irá, também, permitir a transmissão televisiva, o que apenas era possível com o aluguer de iluminação artificial.

 

Com esta intervenção foi possível remover o sistema nativo de iluminação, composto por 42 projetores. Estas luminárias são baseadas na tecnologia de lâmpadas de descarga de iodetos metálicos de alta pressão, uma tecnologia muito pouco eficiente, eletricamente, e em vias de descontinuação de produção devido aos baixos requisitos ambientais.

 

Esta foi a primeira fase da intervenção que se consubstancia numa redução substancial da potência instalada, melhorando inclusivamente a qualidade do serviço prestado nessa componente. Dos cerca de 54,6 kWh de consumo do sistema antigo passou-se para aproximadamente 14,4 kWh em pico, que pode ainda ser otimizado através do módulo de controlo e de uma utilização mais eficiente e racional.

 

A Câmara Municipal pretende, ainda, brevemente, intervir nos sistemas de iluminação da nave da piscina de 25 metros do Complexo Olímpico de Piscinas e fachadas das piscinas e pavilhão, com a instalação respetivamente de 12 e 10 projetores LED de potência adequada, com o mesmo sistema de controlo individual.

 

De referir, ainda, que, num futuro próximo, todo o edifício (piscinas e pavilhão) será objeto de intervenção profunda, em todas as componentes da iluminação, que irá apetrechá-lo com um sistema integrado que responda aos mais elevados padrões de exigência e qualidade, alinhado com os desafios da eficiência energética, da utilização racional e eficiente da energia e da sustentabilidade ambiental.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×