1 Julho 2020

Esclarecimento sobre a escultura “Guitarra de Coimbra”

Esclarecimento sobre a escultura “Guitarra de Coimbra”

A Câmara Municipal de Coimbra tem intenção, devido às várias intervenções de requalificação urbana que estão e vão decorrer na zona entre o Arco de Almedina e a Sé Velha, de deslocalizar a escultura “Guitarra de Coimbra”, da autoria de Celestino Alves André, para a zona onde se encontra atualmente a escultura “Tricana de Coimbra”, na Rua Quebra Costas, passando esta última para o Largo da Sé Velha, assim que concluídas as obras de reabilitação e valorização desta zona da cidade, classificada como Património Mundial pela UNESCO.

 

Este plano foi desenvolvido em articulação com o escultor Celestino Alves André, tendo merecido a sua concordância. Por seu turno, a União das Freguesias de Coimbra, que foi previamente informada, uma vez que não terá concordado com as futuras localizações, solicitou que a Câmara Municipal de Coimbra procedesse à devolução da escultura já removida.

 

A Câmara Municipal de Coimbra entende ter apresentado as melhores soluções para as novas e dignas localizações destas esculturas, tanto que foram aceites pelo escultor, mas já transmitiu à União das Freguesias de Coimbra, a 25 de junho, que está, naturalmente, disponível para considerar/acordar outras que entendam mais adequadas, aguardando neste momento resposta a essa comunicação.

 

Por estas razões, a vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra lamenta este incidente criado pela obstinação do presidente da União das Freguesias de Coimbra, sem qualquer fundamento razoável e apenas com objetivo mediático, repudiando veementemente as acusações proferidas por este autarca.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×