17 Novembro 2021

BUPi de Coimbra já iniciou 1700 processos e vai intensificar com seis novos balcões nas freguesias

BUPi de Coimbra já iniciou 1700 processos e vai intensificar com seis novos balcões nas freguesias

No passado domingo, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizou uma sessão de divulgação e sensibilização do projeto do Balcão Único do Prédio (BUPi), que decorreu no Espaço Cultural da União das Freguesias (UF) de Souselas e Botão, e no qual estiveram presentes o presidente da autarquia, José Manuel Silva, a vereadora Ana Bastos e o presidente da UF, Rui Soares. Este projeto iniciou-se em julho tendo já sido iniciados cerca de 1700 processos, avançando agora uma nova fase com a criação de seis novos balcões de atendimento itinerantes pelas freguesias. O objetivo é intensificar o registo cadastral simplificado dos prédios rústicos e mistos que está em curso. No próximo domingo, dia 21, pelas 14h30, realiza-se mais uma ação de sensibilização, desta vez na Freguesia de São João do Campo.

O Espaço BUPi, que está instalado no piso térreo da Casa Aninhas, na Praça 8 de Maio, em frente aos Paços do Concelho, avançou agora para uma nova fase com a instalação de seis novos balcões de atendimento nas várias freguesias do concelho, em regime de itinerância. Nestes espaços os titulares de prédios rústicos e mistos do concelho de Coimbra têm vindo a proceder à representação gráfica georreferenciada dos seus prédios, a bom ritmo, estando Coimbra no top 10 dos municípios que aderiram ao BUPi nesta segunda fase.

 

A par com a abertura destes balcões a autarquia vai realizar ações de divulgação nas várias freguesias do concelho, com o objetivo de explicar o projeto e de esclarecer eventuais dúvidas, dado que esta é uma excelente oportunidade para os titulares procederam à representação gráfica georreferenciada dos seus prédios e registo de forma simples e gratuita, assegurando assim os seus direitos de propriedade.

 

Foi isso mesmo que aconteceu no passado domingo, em Souselas, com sala cheia. Na presença do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora Ana Bastos e do presidente da UF de Souselas e Botão, Rui Soares, os funcionários municipais afetos a esta missão apresentaram o projeto e esclareceram todas as dúvidas dos fregueses presentes. No próximo domingo, dia 21, pelas 14h30, o Centro Social e Paroquial de São João do Campo acolhe a segunda ação de divulgação e sensibilização do projeto.

 

Até ao momento, desde o início de julho, já foram iniciados cerca de 1700 processos no concelho de Coimbra, encontrando-se finalizados 1566. Dos 91 municípios que já aderiram ao BUPi, Coimbra tem estado mesmo sempre no Top 10.

 

O objetivo agora é intensificar estes processos, através dos seis novos balcões de atendimento móveis, que contam com dois técnicos habilitados por cada um e que vão funcionar nas várias freguesias, tendo sido atribuído a cada balcão um conjunto de freguesias contíguas por onde vai circular.

 

Os seis novos balcões estão distribuídos da seguinte forma:

BUPi 1:

Grupo de Freguesias: União das Freguesias de Souselas e Botão, e Freguesia de Brasfemes;

Freguesia inicial: Souselas – Balcão instalado na Biblioteca da Junta de Freguesia.

 

BUPi 2:

Grupo de Freguesias: União das Freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa, Freguesia de São João do Campo, Freguesia de São Silvestre e União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos;

Freguesia inicial: São João do Campo – Balcão instalado na sede da Junta de Freguesia.

 

BUPi 3:

Grupo de Freguesias: União das Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, União das Freguesias de Coimbra, União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e Freguesia de Santo António dos Olivais;

Freguesia inicial: São Paulo de Frades – Balcão instalado na sede da Junta de Freguesia.

 

BUPi 4:

Grupo de Freguesias: União das Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas;

Freguesia inicial: São Martinho do Bispo – Balcão instalado na sede da Junta de Freguesia.

 

BUPi 5:

Grupo de Freguesias: Freguesia de Torres do Mondego e Freguesia de Ceira;

Freguesia inicial: Torres do Mondego – Balcão instalado na sede da Junta de Freguesia.

 

BUPi 6:

Grupo de Freguesias: União das Freguesias de Assafarge e Antanhol, Freguesia de Cernache e Freguesia de Almalaguês;

Freguesia inicial: Almalaguês – Balcão instalado na sede da Junta de Freguesia.

 

Mais informação em: https://blog.bupi.gov.pt/o-bupi-de-a-z

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×