6 Janeiro 2022

11 Anos a liderar a satisfação dos clientes no setor da água

11 Anos a liderar a satisfação dos clientes no setor da água

A Empresa Municipal Águas de Coimbra continua a destacar-se no estudo que avalia o nível de satisfação do cliente, que a Associação Portuguesa para a Qualidade e a Universidade Nova de Lisboa realizam, anualmente. Em 2021, esse estudo foi alargado e adaptado a novas realidades do mercado, abrangendo um número mais diversificado de parâmetros e acrescentando novas variáveis. Designa-se BECX (Best European Customer Experience), ou Melhor Experiência do Cliente, e pretende ser a refundação do Projeto ECSI (European Customer Satisfaction Index).

As alterações que o projeto sofreu, que o tornaram mais completo e consentâneo com a realidade atual da experiência do consumidor, não alteraram a liderança do índice de satisfação, agora chamado de Melhor Experiência do Cliente, e que continua a pertencer à Águas de Coimbra.

 

O BECX avaliou oito variáveis: Emoções (pretende conhecer as emoções que a empresa desperta no consumidor), Esforço (estima o esforço do cliente para interagir com a empresa e resolver problemas), Incidentes (se o cliente teve experiências negativas ou positivas com a empresa), Multicanalidade (diversidade de canais que ligam o cliente à empresa, para a contactar e adquirir serviços), Qualidade (satisfação global com produtos e serviços), Valor (perceção do valor da empresa), Experiência (a variável de referência do estudo) e Lealdade (avalia o impacto das outras variáveis na lealdade). A cada uma destas variáveis corresponde um conjunto de questões detalhadas, que compõem o questionário realizado a uma amostra representativa dos clientes da empresa.

 

A Águas de Coimbra lidera em cinco destas variáveis (Emoções, Valor, Incidentes, Qualidade e Experiência); partilha a liderança em duas (Lealdade e Esforço), e fica apenas a uma décima da entidade que venceu a variável Multicanalidade.

 

Nos parâmetros em que a Águas de Coimbra se destaca, os clientes dão nota muito elevada à qualidade da água fornecida, à fiabilidade da água que consomem, à avaliação que fazem da qualidade da água considerando o preço que pagam, à experiência positiva que têm com a empresa, à periodicidade da faturação, ao facto de se sentirem bem tratados globalmente nos canais disponíveis, fazendo uma boa avaliação das emoções que a empresa gera, nomeadamente, benevolência, simpatia, gratidão, compromisso e segurança.

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