20 Janeiro 2022

CM Coimbra apresentou “Urbanismo antes dos planos: Coimbra 1834-1934”, de Margarida Relvão Calmeiro

CM Coimbra apresentou “Urbanismo antes dos planos: Coimbra 1834-1934”, de Margarida Relvão Calmeiro

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou, ontem, o livro “Urbanismo antes dos planos: Coimbra 1834-1934”, de Margarida Relvão Calmeiro. O livro, editado pela autarquia, foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença da autora, do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, e da vereadora Ana Bastos. A apresentação do livro esteve a cargo do Professor Walter Rossa.

A CM Coimbra apresentou publicamente a obra “Urbanismo antes dos Planos: Coimbra 1834-1934”, editado em outubro do ano passado pela autarquia. Um livro de Margarida Relvão Calmeiro, que se propõe a contribuir para a clarificação do que foi o início do planeamento urbanístico em Portugal. Walter Rossa, Professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, apresentou o livro que surgiu na sequência da tese de doutoramento homónima apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no final de 2015 pela autora, e da qual foi orientador.

 

O título provocatório sublinha a importância das transformações urbanas ocorridas entre a extinção das ordens religiosas pelo regime liberal e o decreto do ministro Duarte Pacheco, que impôs a obrigatoriedade do plano de urbanização.

 

Neste período, Coimbra foi palco de um conjunto arrojado de planos e de intenções que marcaram a cidade até aos dias de hoje. Produto de uma constante negociação entre a vontade municipal e o poder central, entre as debilidades financeiras e a capacidade técnica, a cidade empreendeu uma transformação radical da sua morfologia urbana, ora dando resposta aos problemas mais urgentes de insalubridade, ora propondo intervenções mais arrojadas de embelezamento e de expansão urbana ou, ainda, introduzindo o progresso e a modernidade dos novos equipamentos e das infraestruturas de água, saneamento, iluminação e transportes.

 

Margarida Relvão Calmeiro é doutorada em Arquitetura pela Universidade de Coimbra (2015), onde é também professora auxiliar convidada no Departamento de Arquitetura da FCTUC. Leciona unidades curriculares do Mestrado Integrado em Arquitetura da área de Urbanismo e é ainda docente e cocoordenadora do Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada no mesmo departamento. Desenvolve investigação na área da teoria e história do urbanismo, com destaque para os processos de construção e transformação das cidades e do território português, com enfoque nas questões da reabilitação urbana, da salvaguarda do património e do desenvolvimento sustentável.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×