17 Junho 2022

Câmara assina protocolos que representam investimento municipal superior a 94 mil euros

Câmara assina protocolos que representam investimento municipal superior a 94 mil euros

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, formalizou esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Município, protocolos de âmbito social com quatro entidades do concelho, mais concretamente com a Associação Integrar, o Centro Social e Cultural 25 de Abril, a Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional e a companhia de teatro O Teatrão. Este último protocolo é também do foro educativo e cultural. No total, os protocolos assinados representam um investimento municipal de 94.614,85 euros. A cerimónia de assinatura contou com a presença da vereadora com o Pelouro da Ação Social, Ana Cortez Vaz, bem como dos representantes das 4 instituições: Helena Maria Lourinho Pereira, presidente da Direção da Associação Integrar; José João Fachada da Cruz, presidente da Direção do Centro Social e Cultural 25 de Abril; Jaime Adalberto Simões Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP; e Isabel Craveiro, presidente da Direção da Associação O Teatrão.

Os protocolos celebrados com a Associação Integrar e o Centro Social e Cultural 25 de Abril totalizam um apoio financeiro de 19.614,85 euros e são atribuídos no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social. As duas propostas foram aprovadas na reunião de Câmara de 16 de maio passado.

 

A associação Integrar vai receber um apoio financeiro no valor de 16.920 euros para comparticipar o desenvolvimento do projeto “Housing First + Inserção”, que “contribuirá para acolher, em alojamento com as respetivas condições, 15 pessoas em situação de sem abrigo que se encontrem na rua, em diversos espaços inadequados, tais como entradas de lojas, viadutos, fábricas abandonadas, etc., apoiando estas mesmas pessoas na respetiva transição da rua para o alojamento”, lê-se na informação técnica dos serviços municipais, que acrescenta que será por um período máximo de seis meses, ou seja, pode abranger até 30 pessoas em situação de sem abrigo por ano.

 

Por sua vez, o Centro Social e Cultural 25 de Abril vai receber 2.694,85 euros para apoiar a aquisição de equipamento necessário para a atividade da instituição, designadamente Cortinas Corta Fogo. “O apoio a conceder pela autarquia ao Centro Social e Cultural 25 de Abril possibilitará que a instituição continue a disponibilizar às crianças um equipamento social com condições de qualidade e de segurança apropriadas”, lê-se, igualmente, na informação dos serviços municipais.

 

Já o protocolo celebrado com a Fundação ADFP prevê um apoio financeiro no valor de 50.000 euros, para comparticipar a atividade desenvolvida no Centro de Acolhimento de Emergência Noturno para pessoas em situação de sem-abrigo em Coimbra. Uma proposta que foi aprovada na reunião do Executivo Municipal de 6 de junho.

 

Este apoio “possibilitará que o Município de Coimbra disponibilize à população em situação de sem-abrigo, para além dos serviços e repostas já existentes, um equipamento de acolhimento que vai ao encontro das necessidades desta população, nomeadamente de alojamento, bem como a satisfação das necessidades básicas de alimentação e de higiene pessoal, complementadas com o apoio técnico especializado para a sua efetiva reinserção social/familiar/profissional”, lê-se na informação técnica dos serviços municipais.

 

Os serviços municipais acrescentam que “este equipamento irá proporcionar a continuidade do alojamento/acolhimento até 35 pessoas em situação de sem-abrigo na cidade de Coimbra, respondendo desta forma às necessidades desta população, bem como às solicitações de acolhimento efetuadas pelas diversas entidades intervenientes na problemática das pessoas em situação de sem-abrigo, principalmente aquelas que integram o NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo)”. Recorde-se que o NPISA de Coimbra conta com as 18 entidades parceiras e é coordenado pela Câmara Municipal, a quem compete monitorizar e avaliar o grau de concretização e sucesso dos planos de ação implementados.

 

Por último, o protocolo celebrado com o Teatrão prevê a atribuição de um apoio financeiro pontual de 25 mil euros à companhia de teatro para a concretização, neste ano de 2022, dos projetos educativos e sociais na área do teatro “Ver e Pensar” e “P’rós Grandes”. Estes programas são dirigidos a crianças de jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico da rede pública e a idosos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. A proposta d’O Teatrão passa pela apresentação do espetáculo “Ilse, a menina andarilha” junto dos mais novos e pela realização do projeto “Teatro e Memória” junto dos idosos.

O grupo de teatro avança com uma proposta que passa pela apresentação do espetáculo “Ilse, a menina andarilho” junto de mais de 400 crianças de três jardins-de-infância e nove escolas do 1ºCEB do concelho. O espetáculo tem por base a obra de Ilse Losa, recomendada no Plano Nacional de Leitura, e tem o formato de dança-teatro, adapta-se facilmente a qualquer espaço, exige apenas requisitos técnicos mínimos e conta com muita interatividade com o público. Estão previstas 20 sessões distribuídas pelos estabelecimentos de ensino propostos, sendo que cada sessão tem 50 minutos.

 

Relativamente à população sénior, o Teatrão avança com o projeto “Teatro e Memória” e a proposta passa pela realização do ciclo ‘de 10 em 10’, que tem como objetivo percorrer acontecimentos marcantes, quer da cidade, região ou país, quer da vida familiar e social dos grupos, decorridos entre 1960 e 2010. O projeto será desenvolvido ao longo de dez sessões de trabalho, através do levantamento de informações, material de arquivo, de jornais, publicações e entrevistas a familiares ou elementos da comunidade. O programa será desenvolvido em 19 IPSS’s, sendo que 18 dessas já o conhecem e vão continuar a desenvolvê-lo. O Centro Social de São João foi a 19ª IPSS escolhida e vai, assim, estrear-se neste programa educativo e social do Teatrão. 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×