20 Setembro 2022

CM Coimbra analisa anteprojeto de requalificação da EB1 da Conchada

CM Coimbra analisa anteprojeto de requalificação da EB1 da Conchada

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra analisou e votou, na sua reunião de 19 de setembro, uma proposta de anteprojeto de requalificação da Escola de 1º Ciclo do Ensino Básico (EB) da Conchada. O objetivo é que o espaço seja dotado de melhores condições, designadamente para as valências de almoço, atividades de tempos livres e de enriquecimento curricular. O investimento previsto inicialmente subiu para 700 mil euros, devido ao aumento generalizado dos preços dos materiais de construção.

A CM Coimbra pretende requalificar a EB1 da Conchada. Depois de aprovado, a 07 de fevereiro de 2022, um estudo prévio para a intervenção, o executivo municipal analisou, no dia 19 de setembro, o anteprojeto para ampliação e requalificação da escola, que prevê a construção de um novo edifício de dois pisos na parte posterior do terreno e a reorganização do edifício existente.

 

Assim, a EB1 da Conchada deverá passar a contemplar quatro salas de aula, sendo todas dotadas de um ponto de água para as atividades plásticas, bem como de armários para arrumos. A escola também deve passar a ter biblioteca escolar e sala para a componente de apoio à família (ATL), refeitório escolar com copa.

 

O anteprojeto prevê também a criação de gabinetes para apoio ao estudo, reunião dos professores e funcionários, espaço para arrumos, tanto no exterior como no interior, e deverá ser também criado um espaço coberto e campo de jogos vedado.

 

O terreno da escola confina a norte com os terrenos do Grémio Operário, onde se encontra um campo de jogos, a sul com a Alameda da Conchada, a nascente com terrenos privados e a poente com um caminho público entre o recinto escolar e o recinto do Cemitério da Conchada. No que respeita à sua implantação, o edifício da EB1 da Conchada situa-se na zona frontal/sul do terreno e é constituído por um bloco único, com um piso e duas salas de aula que albergam cerca de 50 crianças. Há aproximadamente 10 anos, para fazer face às necessidades, foram instalados pré-fabricados na parte posterior/norte do terreno, que atualmente servem de sala de aula a outras 50 crianças.

 

O investimento previsto inicialmente subiu para 706 mil euros, devido ao aumento generalizado dos preços dos materiais de construção, e o prazo previsto para a execução da obra é de 18 meses.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×