22 Julho 2020

Fado de Coimbra vence final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Fado de Coimbra vence final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

O Fado de Coimbra é o grande vencedor regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular, apurando-se assim para as semifinais do concurso transmitido pela RTP. Esta candidatura, apresentada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e apadrinhada pela Associação Académica de Coimbra, foi a mais votada pelo público e o anúncio aconteceu no final do programa transmitido hoje durante todo o dia em Góis.

Cultura Popular é o tema da edição 2020 do concurso 7 Maravilhas de Portugal e o seu objetivo é homenagear a autenticidade do nosso país, que cada vez mais se afirma pelos seus valores únicos, pela sua base cultural, pelas suas tradições e as suas gentes.

 

O Fado de Coimbra, ou Canção Popular de Coimbra, é o grande vencedor regional. Este género musical performativo, com origem popular e local, enraizado no folclore da cidade, inspirou os estudantes da Universidade, tendo na Serenata a sua expressão de divulgação mais genuína e erudita. Era o povo de Coimbra e, nomeadamente, os habitantes da velha Alta da cidade, que melhor divulgaram e transmitiram às várias gerações de académicos este modelo musical. Mais tarde, vários cultores académicos projetaram o Fado de Coimbra para outro nível, tais como António Menano, Edmundo de Bettencourt, Luiz Goes, José Afonso e Adriano Correia de Oliveira. Já mais recentemente, em junho de 2013, a UNESCO reconheceu a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património da Humanidade, sendo o Fado de Coimbra um dos quatro pilares imateriais que contribuiu para essa distinção mundial.

 

Durante todo o dia de hoje a vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes, juntamente com os padrinhos das candidaturas e associações locais estiveram presentes no programa transmitido pela RTP a promover as candidaturas.

 

O concelho de Coimbra tinha mais dois candidatos finalistas a concurso: a Procissão das Festas da Rainha Santa Isabel, na categoria Procissões e Romarias; e a Tecelagem de Almalaguês, na categoria Artesanato, que ainda podem ser repescados para as semifinais, anunciou a RTP que divulga amanhã o segundo classificado desta final regional.

 

No dia 16 de agosto, segue-se um programa de repescagem e será igualmente o voto popular que decidirá quais os oito repescados. Estes 28 semifinalistas serão, depois, distribuídos em duas semifinais, que decorrerão nos dias 23 e 30 de agosto e das quais sairão os 14 finalistas. Os vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular serão conhecidos num programa final, a transmitir no horário prime-time da RTP, a 5 de setembro de 2020.

 

Estas e outras informações podem ser consultadas em https://7maravilhas.pt/.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×