5 Outubro 2020

António da Costa Neves vence Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra 2020

António da Costa Neves vence Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra 2020

A obra “Alma alentejana e outras histórias”, assinada por ‘O contador de histórias’, pseudónimo de António José da Costa Neves, é o vencedor do Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra 2020, anunciou, hoje, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, no decorrer da cerimónia do Dia da Implantação da República Portuguesa, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município de Coimbra. O vencedor deste concurso bienal, instituído pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra em 1984, terá direito a um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros e à garantia da edição da obra premiada. O prémio foi criado pela autarquia com o intuito de homenagear Miguel Torga, nome literário do médico Adolfo Rocha, e visa estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores.

Em 2020, o júri do Prémio Literário Miguel Torga apreciou 54 obras originais, tendo deliberado atribuir este prémio a António José da Costa Neves pela obra “Alma alentejana e outras histórias”, assinada sob o pseudónimo ‘O contador de histórias’.

 

O Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra destina-se a galardoar um autor português, ou de um país de língua oficial portuguesa, pela melhor obra do género de ficção narrativa, nas categorias de romance, novela e conto. O autor da obra premiada recebe um prémio pecuniário de cinco mil euros e verá a sua obra publicada. O concurso só admite obras inéditas escritas em português, de autoria única, as quais podem revestir a forma de coletânea de contos inéditos.

 

As 54 obras recebidas foram verificadas pelos serviços municipais, para ver se estão em conformidade com o regulamento do prémio, tendo posteriormente sido elaborada uma lista com os originais admitidos a concurso. O júri, presidido pela vereadora da Cultura, Carina Gomes, em representação do presidente da CM Coimbra, é composto por mais quatro personalidades. Amadeu Carvalho Homem e Fernando Pinto do Amaral, designados pela autarquia, Ana Paula Arnaut, designada pelo reitor da Universidade de Coimbra, e António Vilhena, designada pela Associação Portuguesa de Escritores.

 

O Prémio Literário Miguel Torga / Cidade de Coimbra, atribuído pela primeira vez em 1984, visa estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores e procura também prestar homenagem a este grande nome da literatura portuguesa.

 

Recordamos que a CM Coimbra assinalou, recentemente, os 25 anos da morte de Miguel Torga, com um programa de iniciativas que pretendeu recordar a vida e a obra deste grande poeta português. O programa, que teve início no dia 17 de janeiro e estendeu-se até 4 de fevereiro, incluiu sessões de declamação de poesia no Instituto Português de Oncologia de Coimbra, visitas guiadas, a inauguração de uma exposição sobre Miguel Torga e José Régio, uma sessão evocativa dos 25 anos da morte do poeta, uma conferência proferida por Guilherme d’Oliveira Martins e António Pedro Pita, a apresentação de um livro, um recital de poesia e um concerto pelo grupo Lavoisier.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×