27 Junho 2021

Festas da Cidade de Coimbra, de 1 a 11 de julho, em segurança e com concertos descentralizados

Festas da Cidade de Coimbra, de 1 a 11 de julho, em segurança e com concertos descentralizados

As Festas da Cidade de Coimbra vão realizar-se de 01 a 11 de julho, no rigoroso cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), tal como já aconteceu no ano passado, em que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra foi pioneira na retoma de eventos culturais ao ar livre.

Estas celebrações voltam, pelo segundo ano consecutivo, a adaptar-se às novas circunstâncias impostas pela pandemia da COVID-19, apostando numa programação cultural e desportiva transversal, com lotações limitadas, eventos descentralizados em todas as freguesias e transmissões online, cujo objetivo principal é precisamente apoiar a retoma progressiva da economia local, bem como dos artistas e trabalhadores da área cultural que muito têm sido afetados pela pandemia.

Tatanka (9 de julho, no Jardim da Sereia) e Resistência (10 de julho, no Convento São Francisco) são os nomes que faltavam conhecer do cartaz de concertos das Festas da Cidade de Coimbra, que tem ainda como principais destaques Richie Campbell (2 de julho) e Tiago Bettencourt com a participação da Orquestra Clássica do Centro e do Cordis (4 de julho).

 

Mas há muito mais para ver, ouvir e fazer durante os 11 dias em que decorrem as Festas da Cidade de Coimbra 2021.

 

Fique a conhecer tudo nos textos que se seguem.

 

 

TATANKA E RESISTÊNCIA NAS FESTAS DA CIDADE DE COIMBRA 2021

 

Tatanka (9 de julho) e Resistência (10 de julho) juntam-se aos destaques já confirmados do cartaz de bandas das Festas da Cidade de Coimbra 2021: Bamba Social & Tiago Nacarato (1 de julho), Richie Campbell (2 de julho), Tiago Bettencourt com a participação da Orquestra Clássica do Centro e do Cordis (4 de julho), Linda Martini (7 de julho), a banda do filme Variações (8 de julho).

 

Um cartaz transversal, de grande relevância cultural, mas cuja principal caraterística é valorizar o que é de Coimbra. Assim, aos projetos de maior destaque da cena musical nacional, somam-se três projetos musicais de artistas da cidade que estas celebrações vão ajudar a promover: “Amigo Paredes” (3 de julho), “Solto” de João Farinha e convidados (5 de julho) e Tiago Silva (6 de julho).

 

Apesar de gratuitos, o acesso a estes concertos implica o levantamento prévio de bilhetes através da Ticketline, que estarão disponíveis a partir das 15h00 de segunda-feira, dia 28 de junho. Será cumprida a lotação possível imposta pela legislação em vigor para os recintos dos espetáculos, que serão devidamente delimitados, os lugares previamente identificados por cadeiras e respetivas marcações, será cumprido o devido distanciamento entre os espectadores, assim como todas as orientações da DGS.

 

Para que os concertos possam chegar ao maior número de pessoas e porque a lotação dos espaços é reduzida, a CM Coimbra decidiu que todos os espetáculos que decorrem no Jardim da Sereia e no Convento São Francisco serão transmitidos em direto através das redes sociais e do canal de Youtube do município.

 

Porém, as iniciativas vão muito para além desta imperdível dezena de espetáculos que acontecem no Jardim da Sereia e no Convento São Francisco.

 

 

FESTAS DA CIDADE DE COIMBRA COM 18 CONCERTOS NAS FREGUESIAS DE COIMBRA

 

Este ano, a CM Coimbra vai ainda mais além e leva as Festas da Cidade de Coimbra às freguesias através do “Descentr’Arte”. Um projeto cujo objetivo é precisamente descentralizar a programação musical, ao mesmo tempo que tem a missão de dar voz a alguns dos mais representativos projetos musicais do concelho.

 

Desde o fado ao jazz, passando pelo rock, entre outros estilos musicais, o “Descentr’Arte” conta com atuações ao ar livre em cada uma das Freguesias ou União de Freguesias do concelho, nas datas de 2, 3, 4, 9, 10 e 11 de julho, todos com início pelas 19h00. Os 18 espetáculos serão protagonizados por 10 grupos de Coimbra, a lotação será limitada a 50 pessoas, lugares sentados e cumprindo o plano de contingência imposto pela DGS.

 

As propostas são tão variadas, quanto interessantes. A programação conta com espetáculos que vão desde a atuação da Brigada Vítor Jara (Santo António dos Olivais), à banda Ghost Hunt (Torres do Mondego), passando por concertos do Cordis (Ceira; Santa Clara e Castelo de Viegas), pelas Cantigas a Todas as Horas (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu; Antuzede e Vil de Matos; Almalaguês), passando pelo jazz de João Fragoso Trio (Brasfemes).

 

Mas o programa conta ainda com os espetáculos de fado de Coimbra com as atuações do Fado ao Centro (São João do Campo; Trouxemil e Torre de Vilela; Souselas e Botão), de António Dinis, (Eiras e São Paulo de Frades; São Martinho de Árvore e Lamarosa;) e de António Ataíde (São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades; São Silvestre), sem esquecer o jazz pela mão de Miguel Calhaz Quarteto (Assafarge e Antanhol). O grupo Sete Pés também vai atuar no âmbito deste projeto (Cernache) e o projeto de jazz Filipe Furtado Trio também (Taveiro, Ameal e Arzila).

Para estes concertos não é necessário levantamento de bilhetes e a ocupação dos lugares será realizada por ordem de chegada até à lotação estar completa.

 

 

APOIAR E INCENTIVAR RETOMA DAS CASAS DE FADO

 

A Câmara de Coimbra pretende incentivar a retoma do funcionamento das Casas de Fado existentes no centro histórico, com o objetivo de estimular a economia local e a cultura.

 

Neste sentido, integrado nas Festas da Cidade, a autarquia oferece – através da aquisição das bilheteiras – um conjunto de doze serões, que valorizam e promovem o mais emblemático património cultural imaterial que lhe pertence: o Fado de Coimbra.

 

Os espetáculos são assim de acesso gratuito para o público, decorrem no Fado ao Centro – Casa de Fado e na Casa de Fados – Centro Cultural “à Capella”, estando sujeitos a reserva prévia, neste caso diretamente com as casas de fado.

 

 

 

CARROSSÉIS NA PRAÇA DA CANÇÃO PARA APOIAR O SETOR

 

Tendo em consideração o atual contexto pandémico e o parecer da autoridade local de saúde, este ano não poderá realizar-se a “Feira Popular” nos moldes que todos conhecem. Ainda assim, a CM Coimbra pretende autorizar, com base na resolução do Conselho de Ministros, a instalação de um número não superior a oito equipamentos de diversão na Praça da Canção.

 

No local, não haverá então o tradicional recinto da feira, pois continuam a não ser permitidos desfiles e festas populares ou manifestações folclóricas, mas já é permitida a utilização de equipamentos de diversão, desde que estejam de acordo com as normas e orientações da DGS e com a legislação em vigor.

 

Nesse sentido, a CM Coimbra vai promover o contacto direto e informar a Associação Portuguesa de Empresas de Diversão da vontade de autorizar o funcionamento de alguns equipamentos, mediante o parecer favorável das autoridades de saúde. A autarquia assume-se também como parceira desta iniciativa de apoio à atividade económica destes operadores, pelo que irá isentar de taxas de licenciamento, que depois serão devidamente quantificadas e ratificadas pelo órgão competente; apoiar logisticamente com o fornecimento de energia elétrica e água.

 

O horário de funcionamento será, em dias úteis, das 18h00 às 24h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 24h00. A autarquia prevê que o início da atividade possa ocorrer a partir de 09 de julho.

 

 

 

APOSTA EM ILUMINAÇÃO FESTIVA PARA APOIAR COMÉRCIO LOCAL E RESTAURAÇÃO

 

A CM Coimbra vai também apostar na colocação de iluminação festiva, no âmbito das Festas da Cidade, numa medida que pretende apoiar o comércio local e a restauração. O objetivo é dar mais brilho à cidade durante as festas, de 1 a 11 de julho, tornando-a mais atrativa, convidando a passeios pelos lugares iluminados, que incidem sobretudo nos locais de comércio e restauração, por forma a criar um atrativo extra para apoiar um setor que tem sido dos mais afetados pela pandemia.

 

Tal como no ano passado, não vai realizar-se o tradicional espetáculo de fogo de artifício sobre o Rio Mondego. A CM Coimbra está a organizar estas celebrações com prioridade máxima e principal foco na segurança, considerando que não há forma de controlar o aglomerado de pessoas que habitualmente se juntam nas margens do rio e sobre as duas pontes, de Santa Clara e pedonal Pedro e Inês, não sendo assim possível garantir o cumprimento das orientações das autoridades de saúde.

 

Espaços abrangidos pela iluminação festiva:

Av. João das Regras; Praça das Cortes; Largo da Portagem e jardim; Rua da Sota; Rua Ferreira Borges; Rua Visconde da Luz; Praça do Comércio; Largo do Poço; Largo da Freiria; Largo do Paço do Conde; Largo das Ameias; Largo das Olarias; Largo do Romal; Rua Corpo de Deus; Rua Martins de Carvalho (Figueirinhas); Rua do Corvo; Rua da Louça; Rua da Moeda; Rua Direita; Rua das Padeiras; Rua Adelino Veiga; Rua das Azeiteiras; Rua dos Sapateiros; Escadas e Largo do Quebra Costas; Praça 8 de Maio; Rua da Sofia; Terreiro da Erva; Mercado Municipal D. Pedro V; Praça da República; e rotundas da Casa do Sal, Lages, Proteção Civil/CBS (Vale das Flores), Palmeiras (Solum); Largo da Cruz de Celas, as duas rotundas de acesso a Coimbra B e Av. Guarda Inglesa (junto à Escola Silva Gaio) e rotundas da Praça das Cortes e do Rossio de Santa Clara.

 

 

 

FESTAS DA CIDADE ATRATIVAS E SEGURAS CUMPREM TODAS AS ORIENTAÇÕES DA DGS

 

As Festas da Cidade de Coimbra pretendem ser atrativas e seguras. O principal foco da organização da CM Coimbra é a segurança do evento que vai decorrer no rigoroso cumprimento de todas as orientações da DGS, com o objetivo de apoiar a retoma económica de alguns dos setores mais afetados pela pandemia, como o comércio, a restauração e a área cultural.

 

Os espaços dos concertos, das exposições e outras iniciativas estão devidamente preparados, cumprindo com todas as regras sanitárias. Há um Plano de Contingência para cada um dos recintos dos espetáculos; os espaços de realização dos concertos cumprirão a lotação possível imposta por lei; serão devidamente delimitados; os lugares serão previamente identificados por cadeiras e respetivas marcações, cumprindo o distanciamento físico entre espectadores. A entrada e a saída do público serão efetuadas em circuitos próprios e haverá sinalização e marcas físicas no chão para que se cumpra o distanciamento também nas deslocações. Todos os locais serão cuidadosamente desinfetados e o uso de máscara será obrigatório durante os espetáculos, incluindo circuitos de entrada e saídas.

 

Paralelamente, todas as equipas de trabalho serão previamente testadas à COVID-19. Quanto ao público, para além do rigoroso cumprimento do protocolo de regras sanitárias impostas pela Câmara de Coimbra, não está obrigado à apresentação de teste negativo, de acordo com a alínea B) do art.º 24.º da Norma 019/2020 da DGS, dado que nenhum dos recintos atinge a lotação que impõe essa mesma determinação.

Ainda assim, a Câmara de Coimbra incentiva todos os espectadores a testarem-se previamente e sempre que possível.

 

 

Reitera-se ainda que a programação pode sofrer alterações face à evolução da pandemia e às orientações da DGS.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×