14 Setembro 2021

CM Coimbra contrata mais 34 motoristas para os SMTUC

CM Coimbra contrata mais 34 motoristas para os SMTUC

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, formalizou, ontem, os contratos para a entrada ao serviço de mais 34 assistentes operacionais com a função de motorista para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). O ato decorreu na antiga igreja do Convento São Francisco e o presidente da autarquia realçou a importância do investimento municipal no rejuvenescimento dos operacionais e na frota dos SMTUC, para que a Câmara consiga prosseguir com a estratégia de reforço e alargamento do serviço público de transportes a outras zonas do concelho.

A autarquia admitiu, ontem, mais 34 novos assistentes operacionais para a função de motorista dos SMTUC. A autarquia prossegue, assim, o seu objetivo de reforçar o serviço público de transportes urbanos, apostando na contratação de motoristas e na aquisição de viaturas – nos últimos anos, e contabilizando estes novos reforços, já iniciaram funções 98 novos trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros e foram adquiridas 79 viaturas o que tem permitido a melhoria e reforço da rede dos SMTUC.

 

“Esta é uma etapa importante da vossa vida. Cada um de vós está aqui por mérito próprio, para servir a comunidade. É um trabalho de grande responsabilidade, mas é um trabalho muito importante do serviço público de transporte de Coimbra. Em cada um de vós depositamos muita confiança, porque são a nossa identidade, a nossa imagem”, afirmou o autarca, na cerimónia de assinatura dos contratos, considerando que os SMTUC são “uma equipa de importância fundamental e estratégica” e aproveitando para igualmente “felicitar o Conselho de Administração e a sua direção, a vereadora Regina Bento e o vereador Francisco Queirós pelo trabalho realizado”.

 

Manuel Machado realçou, ainda, em declarações aos jornalistas, a importância da contratação de motoristas para os SMTUC. “Esta é uma área muito difícil. Renovámos a frota com veículos elétricos e reforçámos os efetivos operacionais dos SMTUC para garantir a expansão das carreiras, servir a norte do concelho com mais intensidade, o reajuste de algumas linhas a sul, Cernache e zonas limítrofes. Tudo isto torna-se mais exequível com este rejuvenescimento dos quadros”, considerou o autarca, defendendo tratar-se de “um trabalho muito exigente, muito esforçado e que gostaria de ver resolvido em termos remuneratórios”. Todavia, salientou, “a Assembleia da República é a única entidade com poderes próprios para o conseguir”.

 

A CM Coimbra continua, assim, a reforçar o serviço público de transportes urbanos em várias vertentes. Depois de, em dezembro de 2019, os SMTUC terem chegado à zona sul do concelho, passando a servir as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache e Torres do Mondego e reforçando ainda o serviço em São Martinho do Bispo, os transportes públicos municipais chegaram, a partir do passado dia 1 de abril, às freguesias da zona norte, designadamente Brasfemes, Souselas e Botão, sendo ainda reforçada nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela, beneficiando mais de 20 mil habitantes. Importa ainda referir que, em breve, está previsto chegarem também às freguesias da margem direita do Mondego, como Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e Lamarosa, até ao limite do concelho.

 

No dia 1 de junho, entrou também em funcionamento a primeira fase da Ecovia. Um sistema “park & ride” servido por nove novos autocarros 100% elétricos que percorrem linhas especiais de transporte público entre os parques de estacionamento periféricos e os principais destinos dentro da cidade de Coimbra. Uma aposta da Câmara de Coimbra no relançamento de um sistema acessível e ecológico que pretende poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia e à emissão de toneladas de gases carbónicos para a atmosfera, designadamente na Alta histórica da cidade. A Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra já são parceiros institucionais deste projeto, apresentando assim melhores condições de mobilidade aos docentes, funcionários, alunos, médicos e doentes.

 

No que diz respeito ao reforço do número de viaturas, a CM Coimbra reforçou a frota dos SMTUC com 79 viaturas nos últimos sete anos: 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e 2 híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros. Em curso está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., que venceu o concurso público internacional, por 2,4 milhões de euros, pois o objetivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.

 

Recorde-se ainda que os custos com os SMTUC são suportados pelos cofres municipais, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×