22 Março 2024

CM de Coimbra participa em projeto da OCDE sobre gestão do impacto das mudanças demográficas

CM de Coimbra participa em projeto da OCDE sobre gestão do impacto das mudanças demográficas

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra participou na missão de campo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) do projeto “Shrinking Smartly and Sustainably”, financiado pela Comissão Europeia, e que se desenvolve no âmbito do tema “Preparing regions for demographic change”. A OCDE escolheu Coimbra e Bragança para a realização deste estudo em Portugal, por se tratarem de duas cidades de média dimensão que se encontram em retração demográfica. O presidente da Câmara, José Manuel Silva, participou, no passado dia 19 de março, na sessão de trabalho que decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. (CCDRC).

O presidente da Câmara participou, na passada terça-feira, numa sessão de trabalho no âmbito da missão de campo da OCDE do projeto “Shrinking Smartly and Sustainably”. José Manuel Silva enfatizou o papel fundamental do Município de Coimbra enquanto agregador das competências e de fatores diferenciadores que caracterizam a cidade, como a capacidade de o território reter talento e fixar população. O autarca destacou, ainda, aspetos como a capacidade de atrair investimento, particularmente através do reforço dos clusters da Tecnologia e da Saúde, a qualidade de vida e a aposta na sustentabilidade e mobilidade suave.

 

O Município de Coimbra esteve também representado pelo Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo, que intervém na integração da população sénior na vida da cidade e que revela na sua ação adaptação da cidade às tendências demográficas que a caracterizam.

 

Este projeto visa produzir um enquadramento para gerir as mudanças demográficas em cidades que enfrentam um declínio populacional forte e contínuo, de forma a garantir qualidade de vida, a prestação adequada de serviços, o dinamismo económico e a coesão social e alinhada com os objetivos ambientais. O estudo analisa três aspetos principais: a adaptação das cidades ao declínio demográfico, a promoção da atratividade e dinamismo das cidades, assim como a importância de desbloquear o potencial das cidades através de instrumentos de política urbana.

 

Esta missão da OCDE estabeleceu um diálogo com instituições, especialistas e atores relevantes na temática da retração demográfica em Coimbra, recolhendo informações e dados tendo em vista a identificação dos desafios e oportunidades do nosso território.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×