26 Março 2024

Coimbra promoveu debate nacional sobre toponímia e numeração de polícia

Coimbra promoveu debate nacional sobre toponímia e numeração de polícia

A Câmara Municipal de Coimbra, a Universidade de Coimbra e a Ordem dos Engenheiros promoveram, ontem, dia 25 de março, a “Jornada Técnica de Toponímia e Numeração de Polícia”, que decorreu na sede da Ordem dos Engenheiros. O encontro reuniu profissionais, académicos e especialistas do setor, que analisaram e debateram os desafios atuais e as futuras direções no campo da toponímia e numeração de polícia. O presidente do Câmara, José Manuel Silva, participou na abertura do encontro e a vereadora do Urbanismo, Ana Bastos, no encerramento.

O encontro teve como objetivo promover um debate nacional sobre as metodologias que podem ser definidas em Portugal para a atribuição da toponímia e numeração de polícia, de forma estável e sem ambiguidade ao longo do tempo, apesar das alterações urbanas, que podem trazer modificações em termos de cadastro predial e viário. A definição de uma correta toponímia e numeração de polícia é um desafio constante para as administrações locais, especialmente devido à falta de um guião técnico nacional que minimize os problemas decorrentes da falta de uniformização de critérios e metodologias.

 

Ao longo do evento, para além de se abordar a falta de um guião técnico nacional, foram discutidos temas cruciais como a eventual necessidade de modernização da componente tecnológica de atribuição de numeração de polícia e o impacto das alterações nos endereços para cidadãos e empresas. Este evento foi, assim, uma oportunidade para a partilha de experiências e conhecimentos e para uma reflexão sobre a temática.

 

O presidente da Câmara, José Manuel Silva, participou na sessão de abertura, que contou ainda com Isabel Lança, presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros| Região Centro, João Agria Torres, presidente do Colégio de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheiros e Edmundo Monteiro, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Já a vereadora do Urbanismo, Ana Bastos, participou no encerramento da jornada, contando também com a companhia de Isabel Lança, João Agria Torres e Edmundo Monteiro.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes e Tiago Costa

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×