28 Março 2024

“Sabores da Escrita” homenageia o escritor Luís de Sttau Monteiro no próximo dia 5 de abril

“Sabores da Escrita” homenageia o escritor Luís de Sttau Monteiro no próximo dia 5 de abril

A iniciativa “Sabores da Escrita” regressa para mais uma edição no próximo dia 5 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, desta vez dedicada ao universo de “Sttau Monteiro, um gastrónomo no 25 de Abril”. A iniciativa vai contar, como habitualmente, com uma conferência de entrada livre, que terá como oradora Ana Marques Pereira, do centro de investigação DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e um jantar temático, com marcação até ao próximo dia 3 de abril. De referir, ainda, a colaboração teatral da Companhia Bonifrates.

Luís Sttau Monteiro é o grande homenageado da próxima edição dos “Sabores da Escrita”. Quando se comemora a Revolução dos Cravos, dificilmente se encontraria uma pessoa que enquadrasse em si as características de escritor oposicionista ao Estado Novo e o lado de gourmet, que o caracterizou e que lhe fez desenvolver outras aptidões. A sua obra baseou-se, sobretudo, em peças teatrais, que tinham em comum metáforas que escondiam a sua opinião sobre o regime opressor vigente. Por isso mesmo, os seus livros foram sempre proibidos pela censura da PIDE. Mas os seus conhecimentos culinários, por outro lado, foram publicados livremente, embora durante muitos anos anonimamente, para evitar problemas, ou sob pseudónimo, de que a conferencista Ana Marques Pereira detetou 14 variantes.

 

No livro “Luís de Sttau Monteiro Gastrónomo”, Ana Marques Lopes evidencia os vastos conhecimentos do escritor sobre o assunto. A leitura dos escritos de Sttau Monteiro, publicados em vários jornais, na área da gastronomia, mas também dos seus cadernos de registos de apontamentos, vários anos depois da sua morte, possibilitou a Ana Marques Pereira completar esse conhecimento e evidenciar os sonhos de Sttau Monteiro para a publicação de um ambicioso “Dicionário da História da Alimentação” que, infelizmente, nunca se concretizaram.

 

O programa da próxima edição dos “Sabores da Escrita” começa, às 20h00, com a conferência de Ana Marques Pereira, do DIAITA, centro de investigação parceiro da Biblioteca Municipal de Coimbra nesta iniciativa desde 2014, e continua, a partir das 20h30, com o jantar temático que carece de inscrição via e-mail dct@cm-coimbra.pt – até 3 de abril e até ao limite de 60 pessoas. O jantar tem um custo de 22,50 euros por pessoa.

 

 

A ementa é composta por entradas, como Gnochi à la romana, Omolette Arnold Bennet, Ovos mexidos de “coentrada” e Carapaus de “coentrada”, Sopa de favas do frade da televisão e, como prato principal, Costeletas à Manuel Pedrosa. A sobremesa é um gelado de café com geleia de morango. O jantar inclui, ainda, as bebidas.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×